quarta-feira, 17 de setembro de 2014

Mudanças




Tenda Espírita Sagrada Família. 
Psicografia de Joana de Carvalho pelo Espírito de Pai João de Aruanda. 

Mudanças

Nós não as sentimos chegando sorrateiramente perto de nós,até que elas nos toquem no ombro e nos surpreendam com todas as novas informações que elas trazem. Elas nos puxam o tapete e nos empurram em um desfiladeiro e nada mais nos resta a não ser nos adaptarmos a um novo tipo de realidade, aquela que não era, mas que passa a ser a nossa. Elas por vezes nos parecem injustas; sem começo, meio, fim, pernas ou cabeças, mas nenhuma justificativa ou explicação do mundo realmente nos prepara para o que acontece depois que elas chegam. Podemos tentar nos preparar, visualizar ou tentar prever o futuro e todas as possibilidades a partir das atitudes que tomamos, mas nunca é próxima a verdadeira realidade do que acontece em seguida. Ela pode ser melhor, ela pode ser pior. A beleza dessa mudança é que ela é constante e recorrente, portanto, por melhor ou pior que ela seja, ela muda.
Dito isso, vocês estão passando por mudanças e elas são por vezes duras demais ou confusas demais, para que vocês consigam realmente situá-las a sua momentânea realidade e, o ser humano precisa disso para conseguir lidar com as coisas, precisa situar tudo para digerir o que acontece a sua volta. Por vezes isso não é possível, e essa é só mais uma das milhares de lições que nós aprendemos diariamente, o desapego. Portanto se desapegue disso. Se desapegue da necessidade de entender e controlar todas as coisas a sua volta. Se desapegue de tentar manejar controladamente tudo o que faz e diz, com medo de magoar o próximo. Não digo para não tomar cuidado e não fazer de tudo para ser o melhor que pode, digo apenas que somos induzidos ao erro de todos os ângulos e formas possíveis e por isso, se der errado e você nada mais puder fazer depois de ter tentado se redimir das maneiras que puder, se desapegue. Se desapegue do rancor, da angustia, da insatisfação e da mágoa. Se desapegue do orgulho e da necessidade de ter e de ser, mais do que você tem e é. Se desapegue das palavras tortas ditas a você. Se desapegue dos alfinetes, das pregas, dos amarrotados e rasgados. Se desapegue de tudo aquilo que faz peso e te impede de voar, porque tudo, tudo mesmo, está em constante mudança, e a única coisa constante na sua vida é aquilo que você insiste em carregar com você, portanto, faça a sua parte bem ou mal feita, mas faça da melhor maneira que puder porque todo resultado, seja ele qual for, vai ser um bom resultado se for feito com carinho, caridade e amor. E mesmo quando esse resultado parece do avesso e você pensa que nada da certo, perceba que no fundo nada realmente terminou. Tudo ainda está em mudança, porque algo realmente nunca termina nessa nossa vida, de etapas mas infinita. As coisas apenas têm as arestas aparadas e vão sendo modificadas ao passar dos anos para atender a novas necessidades que vão aparecendo, somos todos mutantes e isso é assustador e confuso, mas é a maior dádiva que existe, o fato de podermos errar, de termos espaço para nos redimir, de sermos o pior que poderíamos ser, para no futuro sermos o que mais mostraram desempenho para nos tornarmos nossas melhores versões.
Você não é culpado de errar e de ter tomado caminhos tortos e lamacentos, você existe exatamente para isso, para sujar teus pés na lama e tirar disso as lições que precisa para estar pronto para uma nova mudança. O mal só tem poder quando você transforma o que é mutante em constante e mesmo assim, até esse mal muda e um dia não mais o é. Não fique batendo com o martelo no mesmo prego, socando o mesmo ponto da parede, revivendo os mesmos momentos desagradáveis, ouvindo como um eco em sua cabeça as mesmas palavras cruéis, que muitas vezes foram ditas sem serem pensadas ou que por vezes queriam dizer algo e não souberam como realmente expressar. As pessoas mal conseguem se entender, estão tentando se descobrir todos os dias, como você vai esperar que essas mesmas pessoas que não se entendem, consigam realmente se fazer entender? Então se desapegue de tudo que não te faz crescer e mude e abrace a mudança, seja a mudança!.

Nenhum comentário: