segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Laços de família



Deus não dá prova superior às forças daquele que a pede, só permite as que podem ser cumpridas. Se isso não acontecer, não será por falta de possibilidade e sim falta de vontade. Pois ao invés de resistir aos maus caminhos, sentem prazer neles. A estes ficam reservado o pranto e a tristeza em existências posteriores. Mas, Deus nunca fecha as portas ao arrependimento, um dia o culpado, cansado de sofrer devido aos seus próprios erros, desejará uma nova oportunidade.
As provas rudes são quase sempre indício de um fim de sofrimento e de um aperfeiçoamento do Espírito, é um momento muito importante, no qual, cabe ao Espírito não falhar, para não perder o fruto de tais provas e ter que recomeçar. Por isso devemos agradecer a Deus as provações que passamos nessa terra, pois ao desencarnarmos, teremos a verdadeira visão do porque de tudo que passamos. E aí nos sentiremos vitoriosos.
De todas as provas, as mais duras são as que afetam o coração. Aquele que suporta a miséria e as privações materiais, às vezes cai, sucumbe diante das amarguras domésticas, entristecendo pela ingratidão daqueles que ama.
Mas, para suportar todo esse sofrimento, é necessário que o homem, não se prenda só na vida terrena, vendo uma única existência. É preciso que se eleve e pense no infinito do passado e do futuro. Pois, o que lhe parece verdadeiras monstruosidades na Terra, lhe parecerá simples arranhaduras no mundo espiritual. Nesse modo de ver, os laços de família, não são só materiais, são laços duradouros do Espírito, que se perpetuam e consolidam com o depuramento que acontece nas diversas encarnações que se fazem necessárias.
Os Espíritos que encarnam juntos para o progresso moral, formam famílias. Esses, em suas migrações terrenas, se buscam tornando-se um grupo, originando-se daí as famílias unidas e heterogêneas. Nessas reencarnações, acontece de ficarem temporariamente separados, porém, mais tarde tornam a encontrar-se, desejosos de novos progressos.
No mundo espiritual não se trabalha só para si, permite Deus que Espíritos menos adiantados encarnem entre esses espíritos, a fim de receberem conselhos e bons exemplos, a bem de seu progresso. Porém, devido ao atraso espiritual, se tornam por vezes, causa de perturbação no meio daqueles outros, o que constitui prova e tarefa a desempenhar.
Evangelho Segundo Espiritismo (Allan Kardec)

Acolha-os como irmãos auxiliem-os, e depois, no mundo dos Espíritos, a família se felicitará por haver salvo alguns náufragos que, há seu tempo, poderão salvar outros.
(Santo Agostinho)

Nenhum comentário: